Super representação de Ponta Grossa
Professora Dionéia Aparecida de Lima, 5° ano A. Escola Municipal Professora Otacília Hasselmann de Oliveira
Sou a professora Dionéia Aparecida de Lima da escola Otacília Hasselmann de Oliveira, onde trabalho com as disciplinas de História e Geografia. Uma vez que a Rede Municipal de Ensino está envolvida com os 200 anos de Ponta Grossa, resolvi construir juntamente com meus alunos do 5°anos A e B o morro que deu origem ao nome da nossa cidade: Ponta Grossa. Minha proposta, foi de construirmos uma super maquete com caixas de ovos a qual está sobre três mesas, onde faremos todo o morro e na sequência, os alunos e seus familiares farão os elementos que existiam naquela época no Caminho dos Tropeiros. Cada turma receberá uma missão, a qual será desenvolvida da maneira que a criatividade brotar. Alguns alunos farão os tropeiros, outros os pousos, os animais, a vegetação, os cochos, currais, as pombas, a figueira, entre outros elementos que surgirão no decorrer da construção da maquete. Essa ideia já virou teatro o qual eu mesma escrevi, onde há um diálogo do planeta Terra com os seres vivos. O planeta reclama de uma série de problemas ambientais e os personagens que são os mesmos que estarão na maquete, deduzem que é sobre a origem de Ponta Grossa. Nessa diálogo o planeta dá seu recado e os personagens que criaram vida e saíram da super maquete fazem uma bonita homenagem à nossa cidade. Uma atividade que saiu dos Componentes Curriculares, dando sentido ao que aprenderam nas vídeoaulas, anotações no caderno para vivenciarem de forma lúdica e encantadora. Afinal, a educação só encanta quando a criança aprende e apreende de forma prazeirosa.
Sou a professora Dionéia Aparecida de Lima da escola Otacília Hasselmann de Oliveira, onde trabalho com as disciplinas de História e Geografia. Uma vez que a Rede Municipal de Ensino está envolvida com os 200 anos de Ponta Grossa, resolvi construir juntamente com meus alunos do 5°anos A e B o morro que deu origem ao nome da nossa cidade: Ponta Grossa. Minha proposta, foi de construirmos uma super maquete com caixas de ovos a qual está sobre três mesas, onde faremos todo o morro e na sequência, os alunos e seus familiares farão os elementos que existiam naquela época no Caminho dos Tropeiros. Cada turma receberá uma missão, a qual será desenvolvida da maneira que a criatividade brotar. Alguns alunos farão os tropeiros, outros os pousos, os animais, a vegetação, os cochos, currais, as pombas, a figueira, entre outros elementos que surgirão no decorrer da construção da maquete. Essa ideia já virou teatro o qual eu mesma escrevi, onde há um diálogo do planeta Terra com os seres vivos. O planeta reclama de uma série de problemas ambientais e os personagens que são os mesmos que estarão na maquete, deduzem que é sobre a origem de Ponta Grossa. Nessa diálogo o planeta dá seu recado e os personagens que criaram vida e saíram da super maquete fazem uma bonita homenagem à nossa cidade. Uma atividade que saiu dos Componentes Curriculares, dando sentido ao que aprenderam nas vídeoaulas, anotações no caderno para vivenciarem de forma lúdica e encantadora. Afinal, a educação só encanta quando a criança aprende e apreende de forma prazeirosa.
Comentários
Postar um comentário